Conheça os Setores da Escola

PRESIDENTE
Sidnei Carriuolo Antônio
À frente da Águia de Ouro desde 1981, Sidnei Carriuolo se consolidou como uma das figuras mais emblemáticas do samba paulistano. Com mais de quatro décadas de liderança, ele transformou sua paixão pela Escola em um compromisso inabalável com o Carnaval da capital.
Entusiasta incansável da agremiação da Pompeia, Sidnei Carriuolo não apenas ajudou a moldar a história da Águia de Ouro, como também desempenhou um papel fundamental no fortalecimento do Carnaval de São Paulo como um todo.
Além de sua trajetória na escola, ele já ocupou a presidência da Liga das Escolas de Samba de São Paulo por mais de um mandato, contribuindo diretamente para a organização e profissionalização do espetáculo que, ano após ano, encanta a cidade.
HARMONIA

Um setor muito relevante
A harmonia é um quesito de grande relevância no julgamento dos desfiles de carnaval. Ela mede a sintonia entre os integrantes da escola, avaliando se há entrosamento entre o canto coletivo e o ritmo do samba-enredo conduzido pela bateria.
Mais do que cantar, é preciso cantar junto: a força da escola se revela quando a comunidade entoa a canção em uma só voz, mantendo o compasso e transmitindo a energia do enredo de forma uniforme.
Na Águia de Ouro, os ensaios de harmonia têm foco justamente nesse alinhamento. Cada integrante é orientado a acompanhar o batuque da bateria sem sair do tempo, garantindo que a escola brilhe na avenida com coesão e intensidade.
COMISSÃO DE FRENTE

A apresentação do desfile
A comissão de frente é um dos quesitos mais tradicionais e simbólicos do carnaval. Responsável por abrir o desfile, tem a missão de dar as boas-vindas ao público e aos jurados, além de introduzir a narrativa que será desenvolvida pela escola na avenida.
Formada por um grupo de 10 a 15 integrantes, a comissão encena, por meio de coreografias ensaiadas e figurinos luxuosos, a essência do enredo apresentado. Cada detalhe, dos movimentos à indumentária, é pensado para traduzir em arte o tema escolhido pela agremiação.
Na Águia de Ouro, a comissão de frente é composta por bailarinos profissionais, que levam à avenida performances de alto nível. Sob a direção do coreógrafo Robson Constantino, o grupo abre caminho para o espetáculo com técnica, impacto cênico e emoção.
MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA

Octávio Augusto e Monalisa Bueno
Entre os quesitos mais emblemáticos do carnaval, está a apresentação do casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira. Tradicionalmente, eles desfilam com trajes inspirados na nobreza do século XVIII, enriquecidos por enfeites luxuosos que reforçam o brilho do espetáculo.
Ao longo do cortejo, o casal realiza uma coreografia especial diante dos jurados, marcada por passos obrigatórios como meneios, giros, meias-voltas, mesuras e torneados. A avaliação leva em conta não apenas a execução dos movimentos, mas também a harmonia da dupla, a integração dos gestos e, sobretudo, o cuidado e a cortesia do Mestre-Sala em proteger sua dama e o pavilhão da escola.
Na Águia de Ouro, o papel é desempenhado por Octávio Augusto e Monalisa Bueno. Juntos, eles imprimem elegância e emoção à performance, traduzindo em dança o orgulho e a identidade da comunidade, em uma apresentação capaz de encantar a arquibancada inteira.
BATERIA

O Bater do Coração da Escola
Através da Bateria, a cadência e o ritmo do samba são marcados, para contagiar os passistas, foliões e integrantes, a fim de que façam uma linda apresentação.
Quando entram na avenida, a pulsação dos surdos de primeira, dos surdos de segunda e dos surdos de terceira; tamborim, prato, repinique, chocalho, caixa de guerra, cuíca, agogô, reco-reco, pandeiro e triângulo, emocionam a todos que assistem ao espetáculo, levando animação e fazendo com que ninguém consiga ficar parado.
Durante o desfile, a Bateria da Águia de Ouro puxa e anima os integrantes da escola, fazendo com que todos os componentes apresente uma bela evolução, seguindo seu ritmo intenso, como o Rodrigo Neves - Mestre Moleza sabe fazer de forma exemplar.
CARNAVALESCO

O responsável pela concepção plástica do desfile
Durante os dias de desfile muito se fala da figura do Carnavalesco, mas nem todos compreendem as tarefas que envolvem essa profissão. Responsável por tudo o que a escola apresenta, monta toda a plástica do desfile, incluindo conceitos como cores e harmonia.
Desde as fantasias dos integrantes, passando pela comissão de frente ou pelos casais de mestre-sala e porta-bandeira, até os grandes destaques nos topos dos carros alegóricos, todos os elementos da escola de samba têm que passar pela mão do nosso carnavalesco Alexandre Louzada.
Hoje o desfile possui uma logística enorme e o público que comparece na avenida não espera nada menor que um grande espetáculo.
INTERPRETES

A voz do Puxador de Samba
Animar os componentes da escola de samba e o público, transmitir por sua voz a história e amor que tem por sua agremiação.
Ser um intérprete é ser um especialista, que deve além do talento natural de ter uma boa voz, dominar ritmo e tonalidade adequada ao samba. A tarefa não é fácil.
E, é por isso que após muitos anos de uso e com a evolução e especialização do Carnaval, o termo puxador de samba (como chamavam os mais antigos) vai sendo deixado para trás.
Os interpretes da Águia de Ouro, Douglinhas Aguiar e Serginho do Porto, imprime um sentimento único que empolga não só os componentes da escola, mas também todo o público na avenida.
VELHA GUARDA

Os Guardiões da Identidade da Escola
A velha guarda tem importância fundamental para a Águia de Ouro e para a preservação da cultura do samba. Seus integrantes têm a missão de transmitir a história das agremiações à nova geração, mantendo vivas as tradições do Carnaval brasileiro.
Em geral, a velha guarda participa dos desfiles em uma ala que fecha o cortejo.
Cada escola tem seus critérios para aceitar membros no grupo. Na Águia de Ouro, os requisitos básicos levam em conta os anos de serviços prestados à agremiação. Assim, fundadores e integrantes que se destacaram são sempre convidados para o desfile em posição de honra, trajando roupas de gala.
Ficha Técnica da Escola
_edited.png)
DATA DE FUNDAÇÃO:
ESCOLA-MADRINHA:
CORES:
SÍMBOLO:
BAIRRO:
PRESIDENTE:
CARNAVALESCO:
DIRETOR GERAL DE HARMONIA:
INTÉRPRETE OFICIAL:
DIRETOR DA BATERIA:
RAINHA DA BATERIA:
MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA:
COREÓGRAFO COMISSÃO DE FRENTE:
COMUNICAÇÃO E IMPRENSA:
09 de Maio de 1976
Nenê de Vila Matilde
Azul e Branco
Águia carregando um surdo nas patas
Vila Pompéia
Sidnei Carriuolo Antônio
Alexandre Louzada
Comissão de Harmonia
Douglinhas Aguiar e Serginho do Porto
Mestre Juca
Renata Spallicci
João Carlos Camargo e Monalisa Bueno
Ruy Oliveira
Jacque Meira

_edited_edited_edited_.png)