Conheça os Setores da Escola
PRESIDENTE
Sidnei Carriuolo Antônio
Sidnei é presidente da Águia de Ouro desde 1981 tendo dedicado quase uma vida inteira ao Samba e ao Carnaval de São Paulo.
Um entusiasta incondicional da Águia de Ouro e do Carnaval da Cidade.
Entre outras atividades em prol do Carnaval Paulistano, Sidnei é Vice-Presidente da Liga de Escolas de São Paulo.
HARMONIA
Um setor muito relevante
Harmonia é um quesito de grande relevância nos desfiles de carnaval.
É a forma como os integrantes da escola desfilam, considerando se há entrosamento ou não dos mesmos com o ritmo e o canto do samba de enredo.
A totalidade da voz cantada pela escola durante a apresentação também é elemento considerado para a avaliação da harmonia, ou seja, o grupo precisa cantar em uma única voz.
Os ensaios desse quesito na Águia de Ouro voltam-se para que ninguém cante fora do compasso da bateria.
COMISSÃO DE FRENTE
A apresentação do desfile
A comissão de frente é um quesito apresentado pelas escolas de samba, onde se apresentam dando boas vindas ao público bem como aos jurados.
É formada por dez a quinze pessoas, que demonstram o enredo da escola.
Os trajes são ricos, de acordo com o enredo da escola, os integrantes ensaiam coreografias relacionadas à história apresentada.
A Comissão de Frente da Águia de Ouro é composta por bailarinos, que iniciam o desfile com a maior qualidade, sob o comando do Coreógrafo Ruy Oliveira.
MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA
João Carlos Camargo e Lyssandra Grooters
O casal de Mestre Sala e Porta Bandeira apresenta-se usando trajes que representam a nobreza do século XVIII, porém com a beleza dos magníficos enfeites.
Durante os desfiles das escolas de sambas, o casal faz uma apresentação especial para os jurados, bailando suavemente ao ritmo do samba, fazendo os passos obrigatórios, como meneios, giros, meias-voltas, mesuras e torneados. O casal também é avaliado pela harmonia entre ambos, a integração dos passos, a proteção e cortesia que o homem dá à sua dama e à bandeira da Escola que representam.
Na Águia de Ouro, o casal João Carlos Camargo e Lyssandra Grooters imprimem na sua apresentação uma beleza única que encanta qualquer um.
BATERIA
O Bater do Coração da Escola
Através da Bateria, a cadência e o ritmo do samba são marcados, para contagiar os passistas, foliões e integrantes, a fim de que façam uma linda apresentação.
Quando entram na avenida, a pulsação dos surdos de primeira, dos surdos de segunda e dos surdos de terceira; tamborim, prato, repinique, chocalho, caixa de guerra, cuíca, agogô, reco-reco, pandeiro e triângulo, emocionam a todos que assistem ao espetáculo, levando animação e fazendo com que ninguém consiga ficar parado.
Durante o desfile, a Bateria da Águia de Ouro puxa e anima os integrantes da escola, fazendo com que todos os componentes apresente uma bela evolução, seguindo seu ritmo intenso, como o Mestre Juca Guerra sabe fazer de forma exemplar.
CARNAVALESCO
O responsável pela concepção plástica do desfile
Durante os dias de desfile muito se fala da figura do Carnavalesco, mas nem todos compreendem as tarefas que envolvem essa profissão. Responsável por tudo o que a escola apresenta, monta toda a plástica do desfile, incluindo conceitos como cores e harmonia.
Desde as fantasias dos integrantes, passando pela comissão de frente ou pelos casais de mestre-sala e porta-bandeira, até os grandes destaques nos topos dos carros alegóricos, todos os elementos da escola de samba têm que passar pela mão do nosso carnavalesco Sidnei França.
Hoje o desfile possui uma logística enorme e o público que comparece na avenida não espera nada menor que um grande espetáculo.
INTERPRETE
A voz do Puxador de Samba
Animar os componentes da escola de samba e o público, transmitir por sua voz a história e amor que tem por sua agremiação.
Ser um intérprete é ser um especialista, que deve além do talento natural de ter uma boa voz, dominar ritmo e tonalidade adequada ao samba. A tarefa não é fácil.
E, é por isso que após muitos anos de uso e com a evolução e especialização do Carnaval, o termo puxador de samba (como chamavam os mais antigos) vai sendo deixado para trás.
Os interpretes da Águia de Ouro, Douglinhas Aguiar, Serginho do Porto e Chitão Martins, imprime um sentimento único que empolga não só os componentes da escola, mas também todo o público na avenida.
VELHA GUARDA
Os Guardiões da Identidade da Escola
A velha guarda tem importância fundamental para a Águia de Ouro e para a preservação da cultura do samba. Seus integrantes têm a missão de transmitir a história das agremiações à nova geração, mantendo vivas as tradições do Carnaval brasileiro.
Em geral, a velha guarda participa dos desfiles em uma ala que fecha o cortejo.
Cada escola tem seus critérios para aceitar membros no grupo. Na Águia de Ouro, os requisitos básicos levam em conta os anos de serviços prestados à agremiação. Assim, fundadores e integrantes que se destacaram são sempre convidados para o desfile em posição de honra, trajando roupas de gala.
Ficha Técnica da Escola
DATA DE FUNDAÇÃO:
ESCOLA-MADRINHA:
CORES:
SÍMBOLO:
BAIRRO:
PRESIDENTE:
CARNAVALESCO:
DIRETOR GERAL DE HARMONIA:
INTÉRPRETE OFICIAL:
DIRETOR DA BATERIA:
RAINHA DA BATERIA:
MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA:
COREÓGRAFO COMISSÃO DE FRENTE:
COMUNICAÇÃO E IMPRENSA:
09 de Maio de 1976
Nenê de Vila Matilde
Azul e Branco
Águia carregando um surdo nas patas
Vila Pompéia
Sidnei Carriuolo Antônio
Sidnei França
Comissão de Harmonia
Douglinhas, Serginho do Porto e Chitão
Mestre Juca
Vanessa Alves
João Carlos Camargo e Lyssandra Grooters
Ruy Oliveira
Jacque Meira