A Águia de Ouro na Avenida em 1977
A Águia de Ouro na Avenida em 1977

1976... O início de tudo

1976…mais precisamente 09/05/1976 tudo começou, no coração da Pompéia, na Vila Anglo Brasileira nascia a escola de Samba Águia de Ouro.

Mas, para contar a história da nossa Águia de Ouro precisamos voltar um pouco no tempo e lembrar que tudo começou a partir do lendário time varzeano Faísca de Ouro Futebol Clube. Os finais de semana da Vila Anglo, na Pompeia, eram sempre de festa e de muita batucada, após cada vitória a comemoração acontecia em forma de samba e alegria.

A história da Águia de Ouro

Carro Abre Alas desfile de 1977

Surgimento do nome

Com o passar dos anos, parecia que apenas um time de futebol seria pouco para representar toda uma comunidade.

Integrantes do Faísca de Ouro, que até então pulavam o carnaval na cidade de Tietê no interior de São Paulo desfilando por blocos carnavalescos da região, começaram a se organizar para dar origem à uma escola de Samba em São Paulo, eram eles: Gilson Carriuolo Antonio, Valdemar (Maíco) e José Luiz (Bolão). Assim surgia o G.R.E.S. Águia de Ouro.

Na Avenida em 1977
Na Avenida em 1977

O primeiro Carnaval

O primeiro ensaio aconteceu em um domingo ensolarado, na Rua Girassol (V. Madalena) – famosa na época por ser uma rua fechada para recreação e atividades populares. Contudo já no primeiro ensaio a grande parte dos que ali estavam moravam na V. Pompéia e logo surgiu a ideia de um próximo ensaio ser realizado no coração da Vila Anglo, na praça Dr. Vicente Tramonte Garcia, o famoso “Parquinho”.

Em 1977 a escola faz sua estrearia no carnaval de São Paulo com o enredo: “A Bahia de Jorge Amado” e, logo no primeiro ano, conquistaria o Vice-Campeonato, o que nos rendeu o acesso ao 4º grupo.

A Águia na Avenida

Anos marcantes de 1982 e 1984

Em 1982 um fato marcaria a história da escola: um dos principais integrantes, Sidnei Carriuolo Antonio era nomeado o novo Presidente da Agremiação, função que exerce até os dias atuais.

Em 1984 a elite do Carnaval de São Paulo recebia pela primeira vez a nossa querida Águia e com o enredo “Mil vidas, o teatro através dos tempos”, a escola realizou o que para muitos foi um dos mais marcantes carnavais da nossa história.

Cynthia Santos Rainha da Bateria
Ala das Baianas

Nossa primeira Quadra

Com a nova quadra, novos desafios apareceram. O espaço foi acolhedor por muito e muitos anos, contudo um sério problema assombrava os preparativos para os carnavais ano após ano. As chuvas de verão e as constantes enchentes faziam com o que já era difícil se tornar uma luta de só quem tinha muito amor pela agremiação enfrentaria.

Falamos de Vinícius de Moraes, Sargentelli, e não esquecemos da nossa querida São Paulo.

Chegamos então nos anos 2000, onde a escola se firmou na elite do carnaval de São Paulo entre as grandes e agora o desafio era ainda maior.

Mestre Sala e Porta Bandeira

O Novo Ninho

No ano de 2010, um fato marcaria a nossa história, o espaço sob o viaduto Pompéia, que foi nossa casa durante quase 15 anos, foi solicitado pela prefeitura para que obras de melhoria no bairro fossem feitas, mas como todos sabem, há males que vem para o bem: um novo espaço foi conquistado pela diretoria da escola. Nascia o novo ninho, uma das maiores e mais bem estruturadas sedes de Escola de Samba em São Paulo, acolhendo nossos componentes em ensaios, festas e acoplado a nosso barracão onde produzimos os carros alegóricos, fantasias e ainda temos um amplo estacionamento para nos encher de orgulho tamanha estrutura.

Vamos de samba…

87565383_3278908045472381_58813945342853
87775044_3281686081861244_13690654503102

O ano da glória

Culminando um trabalho com mais de 40 anos chega o ano de 2020, ano esse em que, sob o comando do carnavalesco Sidnei França, a Escola de Samba Águia de Ouro alcança o almejado título de Campeã do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo.

 

Tendo levado para a Avenida o enredo "O poder do saber. Se saber é poder... quem faz a hora, não espera acontecer", o G.R.S.C. Escola de Samba Águia de Ouro, cativou o público, agradou aos jurados e levou para casa o trofeu máximo do Carnaval de São Paulo.

O primeiro Carnaval da Águia

Você tem fotos, vídeos ou outros elementos ilustrativos da história da Águia de Ouro e do Carnaval de São Paulo?

Compartilhando conosco, você estará compartilhando também com milhares de apaixonados pelo Samba, pelo Carnaval de São Paulo e pela nossa Escola.