top of page

Águia de Ouro promove intercâmbio para unir ainda mais Brasil e Japão

Intitulado “Águia Matsuri”, o festival combinará a cultural nipo-brasileiro e todas as particularidades desses dois povos.


Publicado no site: https://ligasp.com.br no dia 23 de julho de 2019.

Foto: Felipe Araújo

Acontece no próximo domingo (28), na quadra social da escola de samba Águia de Ouro, um intercâmbio cultural entre Brasil e Japão.


Uma parceria pra lá de centenária que merece ser celebrada e reunir toda família em nome da amizade, mostrando o melhor da influência cultural entre os dois povos.


O Águia “Matsuri” festival em japonês, combinará num só espaço e no mesmo dia, a apresentação das características marcantes do intercâmbio cultural nipo-brasileiro ocorrido nos últimos 111 anos.


O festival será estruturado num formato dinâmico, experimental, lúdico e muito voltado ao resultado que esta parceria produz no nosso dia a dia, apresentando particularidades dos dois povos, que aparentemente antagônicas, acabaram se harmonizando.


O evento terá palestras, workshops, praça de alimentação, show, concurso de cosplay, taikô e a famosa Batucada da Pompéia com seu time de canto.

O Festival conta com o patrocínio do ProAc – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de SP e parceria do Instituto Paulo Kobayashi e da Little League Brasil de Beisebol.


A ÁGUIA DE OURO E O JAPÃO

A partir do final dos anos 80 e mais frequentemente desde 2011, integrantes da escola de samba Águia de Ouro tem ido ao Japão realizar workshops de forma gratuita para participantes das escolas de samba japonesas e também para alunos das escolas municipais de ensino infantil, levando a cultura brasileira para os filhos dos dekasséguis (brasileiros imigrantes no Japão) reforçando os laços com o Brasil.


O JAPÃO E O CARNAVAL

O Carnival Samba Asakusa acontece sempre no último sábado do mês de agosto no bairro de Asakusa, em Tóquio. Participam cerca de 20 escolas de samba e mais de 5 mil sambistas na sua grande maioria de japoneses e não brasileiros “dekasséguis”.

Em 2019 será realizada a 38° edição do Desfile de Carnaval de Asakusa.


O público é composto por cerca de 500 mil pessoas, de diversas regiões e etnias, que se aglomeram nas avenidas de Asakusa para assistir o evento.


A Águia de Ouro já participou inúmeras vezes abrindo o Desfile de Carnaval Japonês e participará novamente este ano com seus componentes representando o Brasil.


Festival “Águia Matsuri”– Águia de Ouro Quando: domingo, 28 de julho, a partir das 10h Onde: quadra – Av. Pres. Castelo Branco, 7683 - Várzea da Barra Funda Quanto: entrada franca

bottom of page