top of page

Águia de Ouro mostra padrão ‘especial’ em primeiro ensaio técnico no Anhembi


Publicado no site https://www.carnavalesco.com.br no dia 03 de fevereiro de 2019.


Foto: Magaiver Fernandes

De volta ao Grupo Especial depois de uma passagem pelo Grupo de Acesso I a Águia de Ouro provou esta noite em seu primeiro ensaio técnico no Anhembi que não perdeu o padrão de desfiles de uma agremiação que ficou entre as primeiras colocadas nos desfiles de 2013 a 2015. O treino da azul e branca da Pompéia deixou ótima impressão, com destaque para o rendimento do samba-enredo, impulsionando harmonia e evolução. A escola causou polêmica ao levar uma composição fantasiada de Adolf Hitler com uma faixa presidencial e um cassetete simulando uma arma.



Samba-Enredo

Foto: Magaiver Fernandes

Uma das grandes obras do carnaval de São Paulo em 2019 teve grande desempenho na avenida. A dupla de intérpretes Douglinhas e Tinga demonstrou entrosamento e ajudou na condução do ensaio. De melodia mais dolente e com letra reflexiva o samba-enredo não perdeu seu alto padrão quando executado ao vivo.




Foto: Magaiver Fernandes

“É a primeira vez, desfilei na Peruche como apoio. Muito feliz em poder estar na escola, graças ao convite do Laíla e do presidente Sidney. A escola canta muito. Gostei bastante do ensaio e acho que não pode ser melhor”, afirmou Tinga.


“Da pista não tenho muita noção, mas para o primeiro ensaio acho que valeu muito. A comunidade da Pompeia chegou aqui e cantou muito. Todos estão de parabéns”, completou Douglinhas.



Harmonia

Foto: Magaiver Fernandes

Já é possível perceber o estilo do trabalho de Laíla, consagrado diretor de carnaval do carnaval carioca, contratado pela Águia para o carnaval deste ano. As alas além de cantarem bastante o samba-enredo o fazem nas divisões e tempos rítmicos corretos, criando um padrão de excelência quando as vozes são unidas ao longo da passagem do samba-enredo.



Foto: Magaiver Fernandes

“Eu vim hoje para observar. Quadra é diferente de avenida. Fiz isso e passei aos companheiros de harmonia e ao presidente minha opinião. Ensaiamos tecnicamente dentro do regulamento. Achei que ainda falta um pouquinho de alegria. Com o som amplificado a tendência é isso acontecer. Hoje não vim para comandar”, disse Laíla, diretor de carnaval.



Evolução

Foto: Magaiver Fernandes

Correta, porém burocrática. As alas passaram organizadas, com a técnica de avenida sem erros ou percalços. Entretanto, os integrantes podem demonstrar mais espontaneidade e alegria, mesmo com um samba-enredo mais dolente. Os desfilantes devem se soltar mais, evoluir com mais liberdade, para alcançar a nota máxima no quesito.




Bateria

Foto: Magaiver Fernandes

Os ritmistas da Batucada da Pompeia passaram com correção. Sob o comando de mestre Juca houve a manutenção do ritmo em detrimento do excesso de bossas. A atuação se deu em perfeita harmonia com o carro de som e o canto da escola.


“Gostei do andamento, viemos em 144 BPM (batidas por minuto). A escola balançou mais um pouquinho. Não fizemos algumas bossas hoje justamente por uma questão de ajuste para encontrar a melhor forma de fazer na avenida”, explicou mestre Juca.


Comissão de Frente

Foto: Magaiver Fernandes

Vestidos com roupa de ensaio técnico, os dançarinos evoluíram com bastões como parte integrante da coreografia. Em um determinado momento eles atiravam os bastões ao chão e pisavam com firmeza na pista.






Mestre-Sala e Porta-Bandeira

João Carlos e Ana Paula, ao contrário dos demais casais do Grupo Especial, não se apresentaram logo após a comissão de frente. A ala de baianas veio antes dos dançarinos. Trajados com uma indumentária amarela eles executaram os movimentos corretamente e demonstraram bastante entrosamento com uma dança tradicional.

Foto: Magaiver Fernandes

A Águia de Ouro será a primeira escola a desfilar no sábado de carnaval pelo Grupo Especial da Liga SP. A azul e branca apresenta na avenida o enredo “Brasil, Eu Quero Falar de Você!”. Laíla, Fran Sérgio, Sérgio Caputto Gall e Beth Trindade formam a comissão de carnaval da escola.

bottom of page