top of page

O ÁGUIA MATSURI - Brasil e Japão, Intercâmbio Cultural.


Publicado no dia 18 de julho de 2019.

O ÁGUIA MATSURI

Brasil e Japão, Intercâmbio Cultural - Uma Parceria pra lá de centenária será um grande evento familiar que celebrará a amizade e o melhor da influência cultural entre os dois povos e que acontecerá no dia 28, último domingo de julho na quadra da escola de Samba Águia de Ouro.


O Águia “Matsuri” Festival em japonês, combinará num só espaço e no mesmo dia, a apresentação das características marcantes do intercâmbio cultural nipo-brasileiro ocorrido nos últimos 111 anos. O festival será estruturado num formato dinâmico, experimental, lúdico e muito voltado ao resultado que esta parceria produz no nosso dia a dia. Apresentará particularidades dos dois povos, que aparentemente antagônicas, acabaram se harmonizando.


Principais Atrações: PALESTRAS, WORKSHOPS, PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO, SHOWS, CONCURSO DE COSPLAY, TAIKÔ E A FAMOSA BATUCADA DA POMPÉIA COM SUA EQUIPE DE CANTO.


O Festival conta com o patrocínio através do ProAc – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de SP e parceria do Instituto Paulo Kobayashi e da Little League Brasil de Beisebol.


Local: Quadra da Águia de Ouro - Av. Pres. Castelo Branco, 7683 - Várzea da Barra Funda, São Paulo – SP

Data: Domingo dia 28 de julho

Horário: 10h00 às 21h00


A ÁGUIA DE OURO E O JAPÃO

A partir do final dos anos 80 e mais frequentemente desde 2011, integrantes da escola tem ido ao Japão realizar workshops de forma gratuita para participantes das escolas de samba japonesas e também para alunos das escolas municipais de ensino infantil, levando a cultura brasileira para os filhos dos dekasséguis (brasileiros imigrantes no Japão) reforçando os laços com o Brasil.


O JAPÃO E O CARNAVAL

O CARNIVAL SAMBA ASAKUSA acontece sempre no último sábado do mês de agosto no bairro de Asakusa, em Tóquio. Participam cerca de 20 escolas de samba e mais de 5 mil sambistas na sua grande maioria de japoneses e não brasileiros “dekasséguis”.


Em 2019 será realizada a 38° edição do Desfile de Carnaval de Asakusa. O público é composto por cerca de 500 mil pessoas, de diversas regiões e etnias, que se aglomeram nas avenidas de Asakusa para assistir o evento.


A Águia de Ouro já participou inúmeras vezes abrindo o Desfile de Carnaval Japonês e participará novamente este ano com seus componentes.

bottom of page