top of page

Novo coreógrafo da comissão de frente da escola de samba ÁGUIA DE OURO 2022.



Roberto Mafra, coreógrafo e produtor artístico


Roberto Mafra, nasceu em 04/06/1974 na cidade de Maceió, Alagoas. Graduou-se em danças folclóricas na Escola de Artes da Secretaria de Cultura de Alagoas. Chegou à capital paulista em 1994 e formou-se como dançarino na Escola Municipal de Bailados do Theatro Municipal de São Paulo. No Núcleo de Dança Clássica cursou dança moderna e dança contemporânea pela Escola de Bailados do Theatro Municipal de São Paulo.


Cursou dança afro primitiva e contemporânea pelo Centro Cultural Afro 2 Itaquera.

Roberto Mafra traz no DNA o talento para as artes. Profissional registrado com o DRT de dançarino (nº 14507), hoje atua no entretenimento como diretor artístico, produtor, coreógrafo, arte-educador e organizador de eventos.


Mais do que viver pela arte e pela cultura em geral, Mafra sempre teve seus olhos voltados às minorias, à população de baixa renda e aos excluídos. Foi assim que o projeto sociocultural da ONG Banda do Fuxico ganhou vida no ano 2000.


Como atual presidente, fundador e idealizador da instituição, Mafra está sempre em busca de novos projetos que beneficiem a comunidade LGBTQIA+ e a população em situação de vulnerabilidade, a população de baixa renda e a comunidade em geral. Ao longo do ano, são oferecidas contrapartidas para os principais espetáculos e exposições em cartaz, oficinas, cursos profissionalizantes e de aperfeiçoamento profissional. Tudo gratuitamente.


Já em coreografia, Roberto Mafra atua como coreógrafo e idealizador do projeto MAFRIKA, A CRIAÇÃO HUMANA – O MUSICAL, espetáculo de cultura afrobrasileira e dramaturgia. Ministra aulas de dança folclóricas e expressão corporal na sede da ONG Banda do Fuxico e no Espaço Cultural Quilombolas de Luz.


Coreografou e produziu inúmeros profissionais do cenário artístico no Brasil, além de inúmeras escolas de samba da cidade de São Paulo com o projeto de alas coreografadas e atuou como coreógrafo de comissão de frente.


Com o talento para ensinar, já ministrou cursos profissionalizantes pelas Casas de Cultura e Centros Culturais no Estado de São Paulo através das Secretarias de Cultura Estadual e Municipal; aulas de figurino artístico para pessoas de baixa renda através do projeto COSTURANDO NOVOS SONHOS; e conhecimento sobre a cultura afro-religiosa.


Mafra desenvolve serviços de assistência a idosos nos Centro de Referência para Pessoas Idosas de São Paulo; projetos de recreação para crianças abandonadas e que vivem em situação de vulnerabilidade. Ainda leva alimentos e esperança de vida para milhares de pessoas e famílias que vivem em situação de vulnerabilidade na cidade de São Paulo e em todo o Brasil.


Atualmente Mafra está presidente da instituição ONG Banda do Fuxico e vice presidente do OCUPA – Associação de Blocos e Fanfarras de São Paulo. É integrante e conselheiro da ABASP – Associação das Bandas e Blocos Carnavalescos da cidade de São Paulo; Conselheiro e membro da Associação Casarão Brasil – associação LGBTQIA+.


Acaba de ser apresentado como coreógrafo da comissão de frente da escola de samba ÁGUIA DE OURO 2022 e também é coreógrafo da comissão de frente da escola de samba Prova de Fogo.


Dentre outros projetos desenvolvidos em andamento, este sou eu, dinâmico sincero e profissional. Vem comigo pra ser feliz!!”, revela Roberto Mafra.


bottom of page