top of page

Carnaval do Bem... Proprietários Harley Davidson desfilaram com a Águia de Ouro

ABA São Paulo Chapter Brasil promove evento beneficente aliando o samba ao motociclismo.

Publicado na revista oficial da Harley Davidson do Brasil em junho de 2019.

Texto: Roberto Thedaco Fotos: Ciro Trigo e Thy Cesar

A equipe do ABA São Paulo Chapter Brasil realizou nos dias 2, 3 e 4 de março o Carnaval do Bem, uma ação em prol do ICESP – Instituto do Câncer do Estado de São Paulo –, e com a parceria da G.R.C.S. Escola de Samba Águia de Ouro.

O evento começou a ser idealizado e desenhado no segundo semestre de 2018 quando eu, Roberto Thedaco, e Samantha Longhi, membros do chapter que, juntamente com a concessionária, representada pela Sandra Lewkowicz, conseguimos firmar um contrato de parceria em benefício do ICESP. Foi sugestão do Rafael Magosso, organizador do Outubro Rosa (evento de grande sucesso em Curitiba-PR), de fazer um evento no feriado do Carnaval, já que no começo do ano não tinha nenhuma atividade marcada para os “Harleyros”.

Começa o ano de 2019, é apresentada a nova diretoria do ABA São Paulo Chapter Brasil e logo tínhamos que correr contra o relógio, pois estávamos há apenas dois meses do carnaval.


Nessa etapa inicial, o desafio seria formatar e convencer a concessionária e os membros do Chapter para fazermos o nosso “Carnaval do Bem” acontecer. Não tivemos resistência, e sim muito apoio. Passamos a discutir o melhor formato para o evento, até que a Samantha conseguiu chegar à Águia de Ouro, escola de samba vizinha da ABA H-D. Jacque Meira, diretora de comunicação da escola, foi nossa “abre alas” e, por meio dela, marcamos uma reunião informal com o presidente da escola, Sidnei Carrioullo Antônio. Ele, a princípio, se mostrou preocupado em “como um bando de motociclistas poderia participar da agremiação” e solicitou que no próximo ensaio da escola estivesse presente toda diretoria do ABA São Paulo Chapter Brasil, pois ele queria olhar nos olhos de cada um pra saber o tipo de pessoa que estaria ali pedindo para entrar no coração da escola, pela qual os integrantes têm uma verdadeira paixão, muito semelhante à que temos pela Harley-Davidson.

Eles trabalham o ano inteiro e com um investimento muito forte para disputar o grande Campeonato da Liga das Escolas de Samba. E assim aconteceu, fomos em peso, toda a diretoria, participar do ensaio na quadra da escola. Eles nos reservaram um camarote, e ao término, tivemos uma nova reunião, na qual o presidente Sidnei deu a luz verde para participarmos. Foi muito emocionante!

Reunimos o Chapter e definimos o formato. Dia 2 de março faríamos o receptivo na concessionária ABA Harley-Davidson a partir do meio-dia e às 20h partiríamos com destino ao Sambódromo e, após o desfile, iriamos para a Pizzaria Ciccillo, do nosso grande amigo William, que também é membro da família H-D.


No dia 3 de março o destino era o Hotel Rancho Silvestre, em Embu das Artes, onde também o amigo harleyro Milton nos receberia para o almoço e um Day Use e ainda provas de Habilidades e Baixa velocidade. No final da tarde estava previsto o retorno a São Paulo, com as atividades noturnas livres e, no dia 4 de março, após o café da manhã, o encerramento, com o fim oficial do evento.


Trabalhamos intensamente! Os dias passaram muito rápido, fizemos um maravilhoso café da manhã nas dependências do ICESP marcando o início dessa parceria. Fomos em 50 motocicletas no sábado, dia 9 de fevereiro, e após o café, a Diretora Executiva do Instituto, juntamente com a sua fantástica equipe, nos apresentou todas as instalações em uma visita guiada.


O momento de maior emoção foi reservado para o setor de recepção de novos pacientes para tratamento. Na parede tinha um sino muito similar ao que encontramos em todas as concessionarias Harley-Davidson pelo mundo. Com uma similaridade ímpar, mas com um sentido muito profundo. Nas lojas H-D tocamos o sino quando adquirimos uma motocicleta, já no ICESP tocam o sino os pacientes que terminam seus tratamentos, curados, iniciando uma nova vida. Impossível segurar as lágrimas, que correm involuntariamente pelos rostos de todos ali presentes.


O prazo era curto e começamos a comercializar os pacotes “Brasil” e “São Paulo”, com hospedagem e sem ela, respectivamente. Além dos amigos de fora também queríamos a participação das pessoas da grande São Paulo. Preparativos misturados com os ensaios na quadra da escola e ainda três ensaios técnicos no sambódromo: estávamos animados, nos divertindo e vivendo o dia a dia da Águia de Ouro.


Quem escolheu participar deveria comprar os ingressos através do site Ingresso Rápido, que também era parceiro do evento. Parte do valor da venda de ingressos foi revertido diretamente para o ICESP.


Nos últimos dias já era difícil dormir, tamanha a ansiedade. As madrugadas eram longas e a preocupação de fazer tudo certo, o contato com os fornecedores, revisão de horários, detalhes técnicos da escola, programação dos ônibus para os transfers, restaurantes, hotéis... valeu a pena, tudo foi perfeito!


O receptivo foi muito divertido nas dependências da ABA Harley-Davidson, onde contamos com a participação da diretoria recebendo os convidados, como o Sr. Aba Lewkowicz, sua esposa Sandra e o filho Alan, responsáveis pela operação da loja e todo o Chapter, fazendo a entrega dos kits do "Carnaval do Bem". A manhã e tarde quente de verão anunciavam a pancada de chuva para o final da tarde. Não deu outra, às 18h30 começa uma forte tempestade, ruas alagadas o coração harleyro dá espaço para o sambista, apreensivo pelo desfile da escola Águia de Ouro que abriria a segunda noite de desfiles em São Paulo.


Fomos em direção ao sambódromo sob o comando do Ricardinho e Adelan, nossos embaixadores do samba, membros da escola Águia de Ouro.

Chegamos ao complexo do Anhembi e ficamos aguardando a formação das alas. Nós fecharíamos o desfile na Ala dos Convidados. A chuva foi cessando e quando iniciamos a formação o céu se abriu, como se estivesse autorizando a Águia de Ouro a pousar linda e perfeita na passarela do samba.


Emoção à flor da pele, o samba-enredo contagiante, a arquibancada participativa. Indescritível o turbilhão de emoções e sentimentos quando pisamos na avenida do samba, as fortes luzes, a letra na ponta da língua e a vontade imensurável de fazer o melhor e ajudar a comunidade no desfile perfeito. Os portões se fecham logo atrás de nós, cravando 1h05 de desfile. Sensacional!


Festa na dispersão e rumamos ao ônibus, pois não podíamos perder muito tempo, outra escola já apontava na avenida. Nos dirigimos à Pizzaria Ciccilo, em Higienópolis, conforme a programação e aí sim sentamos para saborear uma deliciosa pizza e um chopp gelado!


No dia seguinte formamos o bonde com destino a Embu das Artes (SP) para o Day Use no Hotel Rancho Silvestre. Nosso anfitrião, o senhor Milton, junto a toda sua equipe, nos recebeu com muita alegria e fez de tudo para nos proporcionar uma experiência única.


Almoço delicioso ao som de uma banda de rock e sobremesa personalizada com bolos com os logos da ABA H-D, do Chapter e das Ladies! Após o almoço, as provas de baixa velocidade e habilidades roubaram a cena, já que os hóspedes do hotel se amontoavam para não perder nenhum lance. Todos curtiram intensamente o parque aquático e as salas de jogos, com muita diversão na pista de boliche. Ao final do dia, o bonde retorna e finaliza as atividades do nosso primeiro “Carnaval Do Bem”.

 

Depoimento da Diretora de Comunicação da Águia de Ouro, Jacque Meira: “Quando recebi o primeiro contato da Dra. Samantha, já me interessei pelo projeto, pois a Águia de ouro sempre foi uma escola de responsabilidade social e muito respeito ao próximo. O fato de sermos de tribos tão diferentes, parecia que não daria certo! marcamos reuniões e fomos conhecendo o grupo aos poucos até que todos chegaram e se tornaram membros da família Águia de Ouro. A empatia foi imediata e a causa extremamente nobre! Nosso enredo em 2019 retratava um desejo de um País melhor, e como buscar um Brasil melhor sem unir forças e nos ajudarmos? Assim, fomos escolhidos e escolhemos essa grande família ABA para chamarmos de nossa. Que venham mais "Carnavais do Bem!"

Depoimento da Diretora Executiva do ICESP, Joyce Chacon Fernandes: “É uma grande honra para o Instituto do Câncer do estado de São Paulo ser a instituição beneficiada pelas ações promovidas pelo ABA São Paulo Chapter Brasil. O “Carnaval do Bem” uniu solidariedade e alegria, mostrou a organização, união e o comprometimento desse grupo com iniciativas relevantes para a sociedade. agradecemos a todos que colaboraram com o sucesso dessa parceria. até o carnaval 2020!”.

bottom of page