top of page

Águia de Ouro é a grande campeã do Carnaval 2020 em São Paulo

Escola de samba vence o concurso do Grupo Especial pela primeira vez.


Publicado no site: https://www.nsctotal.com.br no dia 26 de fevereiro de 2020.

Foto: Anderson Lima / Folhapress

Águia de Ouro é a grande campeã do Carnaval de São Paulo. A escola de samba trouxe o enredo sobre o “poder do saber” para o desfile e consagrou-se vencedora da festa paulista pela primeira vez.


A escola trouxe para o Anhembi um dos desfiles mais críticos. Inclusive, uma frase do educador Paulo Freire estampou um dos carros, como resposta às críticas enfrentadas pelos defensores do pensador brasileiro. O tema “poder do saber” foi trabalhado em 26 alas, sendo abordado com discussões sobre os benefícios e os problemas da busca pelo conhecimento.


O quesito bateria foi o último a ser lido e o primeiro no critério de desempate das escolas. No total, 14 escolas disputaram o título de vencedora do Grupo Especial em São Paulo.


O quesito Alegoria teve menos um jurado após o afastamento do julgador pela Liga das Escolas de Samba. Durante o desfile da Acadêmicos da Tatuapé, ele foi visto sambando no local em que os jurados ficam observando as escolas.


Segundo a Liga, o jurado é um professor universitário e sabia que não poderia ter essa postura durante os desfiles. — Deixando claro pra todos vocês que o julgador Marco Antônio Nieves Cardoso, de alegoria, não será lido a nota de alegoria do mesmo por ter transcorrido o mau comportamento dentro da sua cabine — afirmou Serginho, presidente da Liga das Escolas de Samba.


Foi justamente neste quesito que a Águia de Ouro conseguiu a virada para ser a grande campeã. Até então, Mancha Verde e Acadêmicos do Tatuapé estavam revezando a liderança.

bottom of page