top of page

Águia de Ouro ajuda o Carnaval de São Paulo a dar mais um passo para frente, por Sidney Rezende


Publicado no site: https://www.srzd.com no dia 29 de fevereiro de 2020.

Foto- SRzd – Cesar R. Santos

O educador Paulo Freire, tão criticado pelos conservadores, quem diria, foi o pé de coelho da Águia de Ouro, a campeã inédita do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo 2020. Pela primeira vez em 43 anos, a Águia conquistou seu primeiro troféu em uma disputa bastante acirrada.


O desfile, assinado por Sidnei França – que contabilizou sua quinta vitória na folia paulistana – contou a história da evolução do conhecimento humano. Em uma alegoria, havia um boneco do homenageado com menção a pensamento de Paulo Freire: “Não se pode falar da educação sem amor”.


O samba refletiu muitos dos posicionamentos e ensinamentos de Freire, conhecido como o patrono da educação brasileira. Ele morreu em 1997, mas suas ideias estão vivas em várias partes do mundo.

Foto: Bruno Gianelli

O nome do enredo foi “O Poder do Saber – Se saber é poder…quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, que nos remete a uma canção de protesto de Geraldo Vandré. As fantasias e alegorias mostraram também o lado bom e ruim do conhecimento humano, com destaques para a invenção da roda e tragédias envolvendo o uso de bombas nucleares, como foi o caso do ataque em Hiroshima, em solo japonês.

 

A vitória da Águia de Ouro consagra a liderança do presidente Sidnei Carriuolo.

 

No comando da escola há quase quarenta anos, sua história, estilo de liderar e paixão pelo pavilhão azul e branco se confunde com a da própria entidade. Não podemos esquecer das notas para a bateria liderada pelo mestre Juca, outro gigante da Pompeia que no próximo ano completa 30 anos como comandante da batucada.


Quem disse que o mundo é só dos jovens? Cabelos brancos valem muito, sim, senhor! Formadora de tantos sambistas espalhados pela cidade, a escola, que já chorou com a perda de alegorias pela chuva e incêndio em sua antiga quadra, e teve que se unir internamente para superar quedas para divisões de Acesso, hoje vive seu momento de glória.

Foto: SRzd – Fausto D’Império

bottom of page