Festival em SP reúne "toda cultura da ilha de Okinawa em uma única festa"

Atualizado: 25 de Ago de 2019


Publicado no Jornal Nippak no dia 01 de agosto de 2019.

O grupo de taiko ryukyu koku matsuri daiko com integrantes da ala das baianas da Águia

Águia de Ouro leva cultura japonesa à comunidade do samba e se prepara para embarcar para o Japão.

Evento realizado no domingo passado (28) na quadra da escola de samba Águia de Ouro, no bairro da Pompeia (zona Oeste de São Paulo) com o objetivo de “celebrar a amizade e o melhor da influência cultural entre o Brasil e o Japão”, o Águia Matsuri 2019 contou com uma série de atrações como exposições – inclusive de uma gigantesca centopeia confecionada em origami – ikebana – com o presidente da Associação de Ikebana do Brasil, Erisson Thompson – praça de alimentação – com yakissoba, hot roll, temaki e outras iguarias – oficina de mangá com o professor da Japan Sunset Fábio Shin, concurso cosplay e vendas de produtos orientais além, é claro, de apresentações artísticas com o grupo de taiko Ryukyu Koku Matsuri Daiko, danças, demonstração de aiki-dô com o sensei Vagner Tome, e shows com os cantores Ricardo Nakase, Marcia Mayumi, Beatriz Hikaru, Claudia Midori, Edgar Ishida e Karen Ito. Destaque também para a palestra de Shinji Yonamine, uma das personalidades mais respeitadas quando o assunto é Okinawa.


Bacana – O evento foi encerrado com a famosa batucada da agremiação. Parceiro da Águia de Ouro desde 2011 e um dos apoiadores do projeto ao lado da Little League Brasil de Beisebool, o presidente do Instituto Paulo Kobayashi, Victor Kobayashi, destacou a importância do festival.

“É um evento de enorme significado pois trata-se de uma escola de samba abrindo suas portas para que os membros de sua comunidade – alguns sem familiaridade nenhuma com a cultura japonesa – possam conhecer hábitos e costumes dos japoneses”, disse Kobayashi.

Presidente da Águia, Sidnei Carriuolo fez um balanço positivo do evento. “O mais bacana foi trazer de perto essa cultura para dentro da escola, o que para muitos foi uma novidade”, diz Carriuolo, explicando que “muitos não sabiam nem o que era um yakissoba”. “Tanto o pessoal da escola como o pessoal que veio se apresentar aqui gostaram muito”, afirmou.

Esse, porém, não foi o primeiro contato da escola com com o país nipônico. Em 2015 a Águia de Ouro celebrou a amizade entre os dois países por ocasião dos 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Nevageção Brasil-Japão e desde o final dos anos 80 – e mais frequentemente a partir de 2011 –, integrantes da escola tem ido ao Japão realizar workshops de forma gratuita para participantes das escolas de samba japonesas e também para alunos das escolas municipais de ensino infantil, levando a cultura brasileira para os filhos dos dekasséguis (brasileiros imigrantes no Japão) reforçando os laços com o Brasil.


Okinawa – O Carnival Samba Asakusa – ou Carnaval Samba Asakusa – é considerado o maior carnaval fora do Brasil e acontece sempre no último sábado do mês de agosto no bairro de Asakusa, em Tóquio. Participam cerca de 20 escolas de samba e mais de 5 mil sambistas na sua grande maioria de japoneses e não brasileiros “dekasseguis”. Em 2019, a 38° edição do Desfile de Carnaval de Asakusa será realizada no dia 31 de agosto e deve receber um público de cerca de 500 mil pessoas de diversas regiões e etnias que se aglomeram nas avenidas de Asakusa para assistir o evento.

A Águia de Ouro, que já participou inúmeras vezes abrindo o Desfile de Carnaval Japonês, participará novamente este ano com 17 componentes. O embarque está previsto para o dia 26 de agosto.

Este ano, pela primeira vez na história do intercâmbio com o país do sol nascente, a Águia de Ouro vai pousar também na ilha de Okinawa, onde ficará dez dias, através do convênio de cidades-irmãs São Vicente-Naha. A programação, prevê uma recepção na cidade de Naha.

Para Sidnei Carriuolo, os integrantes estão bastante animados. “Sempre tive vontade de conhecer Okinawa e estou bastante ansioso com esta oportunidade”, conta o presidente da Águia de Ouro, acrescentando que a Águia de Ouro é uma das convidadas do Okinawa Festival, que acontece neste final de semana (3 e 4), no Centro Educacional e Esportivo Vicente Ítalo Feola, na zona Leste de São Paulo.

(Aldo Shiguti)

G. R. C. S. Escola de Samba Águia de Ouro
Av. Presidente Castelo Branco, 7683 (Marginal Tietê)

São Paulo - SP - 01142-300

e-mail: secretaria@aguiadeouro.com.br

Telefone: +55 (11) 3619-3600

Webanner GOV (3) (1).png

© 2020 Águia de Ouro. Todos os direitos reservados  |  Website orgulhosamente criado no Brasil        por: webmaster@aguiadeouro.com.br