Festival em SP reúne "toda cultura da ilha de Okinawa em uma única festa"

Atualizado: 25 de Ago de 2019


Publicado no Jornal Nippak no dia 01 de agosto de 2019.

O grupo de taiko ryukyu koku matsuri daiko com integrantes da ala das baianas da Águia

Águia de Ouro leva cultura japonesa à comunidade do samba e se prepara para embarcar para o Japão.

Evento realizado no domingo passado (28) na quadra da escola de samba Águia de Ouro, no bairro da Pompeia (zona Oeste de São Paulo) com o objetivo de “celebrar a amizade e o melhor da influência cultural entre o Brasil e o Japão”, o Águia Matsuri 2019 contou com uma série de atrações como exposições – inclusive de uma gigantesca centopeia confecionada em origami – ikebana – com o presidente da Associação de Ikebana do Brasil, Erisson Thompson – praça de alimentação – com yakissoba, hot roll, temaki e outras iguarias – oficina de mangá com o professor da Japan Sunset Fábio Shin, concurso cosplay e vendas de produtos orientais além, é claro, de apresentações artísticas com o grupo de taiko Ryukyu Koku Matsuri Daiko, danças, demonstração de aiki-dô com o sensei Vagner Tome, e shows com os cantores Ricardo Nakase, Marcia Mayumi, Beatriz Hikaru, Claudia Midori, Edgar Ishida e Karen Ito. Destaque também para a palestra de Shinji Yonamine, uma das personalidades mais respeitadas quando o assunto é Okinawa.


Bacana – O evento foi encerrado com a famosa batucada da agremiação. Parceiro da Águia de Ouro desde 2011 e um dos apoiadores do projeto ao lado da Little League Brasil de Beisebool, o presidente do Instituto Paulo Kobayashi, Victor Kobayashi, destacou a importância do festival.

“É um evento de enorme significado pois trata-se de uma escola de samba abrindo suas portas para que os membros de sua comunidade – alguns sem familiaridade nenhuma com a cultura japonesa – possam conhecer hábitos e costumes dos japoneses”, disse Kobayashi.

Presidente da Águia, Sidnei Carriuolo fez um balanço positivo do evento. “O mais bacana foi trazer de perto essa cultura para dentro da escola, o que para muitos foi uma novidade”, diz Carriuolo, explicando que “muitos não sabiam nem o que era um yakissoba”. “Tanto o pessoal da escola como o pessoal que veio se apresentar aqui gostaram muito”, afirmou.

Esse, porém, não foi o primeiro contato da escola com com o país nipônico. Em 2015 a Águia de Ouro celebrou a amizade entre os dois países por ocasião dos 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Nevageção Brasil-Japão e desde o final dos anos 80 – e mais frequentemente a partir de 2011 –, integrantes da escola tem ido ao Japão realizar workshops de forma gratuita para participantes das escolas de samba japonesas e também para alunos das escolas municipais de ensino infantil, levando a cultura brasileira para os filhos dos dekasséguis (brasileiros imigrantes no Japão) reforçando os laços com o Brasil.


Okinawa – O Carnival Samba Asakusa – ou Carnaval Samba Asakusa – é considerado o maior carnaval fora do Brasil e acontece sempre no último sábado do mês de agosto no bairro de Asakusa, em Tóquio. Participam cerca de 20 escolas de samba e mais de 5 mil sambistas na sua grande maioria de japoneses e não brasileiros “dekasseguis”. Em 2019, a 38° edição do Desfile de Carnaval de Asakusa será realizada no dia 31 de agosto e deve receber um público de cerca de 500 mil pessoas de diversas regiões e etnias que se aglomeram nas avenidas de Asakusa para assistir o evento.

A Águia de Ouro, que já participou inúmeras vezes abrindo o Desfile de Carnaval Japonês, participará novamente este ano com 17 componentes. O embarque está previsto para o dia 26 de agosto.

Este ano, pela primeira vez na história do intercâmbio com o país do sol nascente, a Águia de Ouro vai pousar também na ilha de Okinawa, onde ficará dez dias, através do convênio de cidades-irmãs São Vicente-Naha. A programação, prevê uma recepção na cidade de Naha.

Para Sidnei Carriuolo, os integrantes estão bastante animados. “Sempre tive vontade de conhecer Okinawa e estou bastante ansioso com esta oportunidade”, conta o presidente da Águia de Ouro, acrescentando que a Águia de Ouro é uma das convidadas do Okinawa Festival, que acontece neste final de semana (3 e 4), no Centro Educacional e Esportivo Vicente Ítalo Feola, na zona Leste de São Paulo.

(Aldo Shiguti)

Siga a Águia de Ouro nas Redes Sociais

G. R. C. S. Escola de Samba Águia de Ouro
Av. Presidente Castelo Branco, 7683 (Marginal Tietê)

São Paulo - SP - 01142-300 - Brasil

e-mail: secretaria@aguiadeouro.com.br

Telefone: +55 (11) 3619-3600

Webanner GOV (3) (1).png

© 2021 Águia de Ouro. Todos os direitos reservados  |  Website orgulhosamente criado no Brasil        por: webmaster@aguiadeouro.com.br